• Laís Barbalho

Vamos falar sobre chocolate?

(publicado originalmente em abril/2017)


Já estamos em ritmo de Páscoa aqui, preparando todas as receitas dos nossos ovos e, por isso, vamos falar um pouco sobre chocolate. Você sabe a diferença entre os tipos de chocolate?


Muita gente não gosta de chocolate caseiro porque diz que tem muita gordura, que tem “gosto de sabão”, mas na verdade isso não é chocolate, é cobertura sabor chocolate.

Encontramos normalmente 3 versões de “chocolate”, o chocolate puro (ou nobre), o chocolate fracionado e o chocolate hidrogenado.





Chocolate puro (ou nobre)


Pra ser comercializado como chocolate puro no Brasil, ele precisa ter no mínimo 25% de cacau. Esse é o chamado chocolate nobre, é o mais caro dos 3, mas o que tem melhor sabor e derrete na boca! Pra trabalhar com ele é necessário realizar a temperagem, uma técnica em que você aquece o chocolate até uma temperatura entre 40 e 45º e depois resfria até atingir temperatura ideal de trabalho. Isso garante que o chocolate tenha brilho e a textura certa. Ele é o mais sensível ao calor, e deve ser sempre armazenado em lugares frescos.


Chocolate Fracionado (cobertura)


É o chocolate com adição de gordura vegetal, que passa a ser chamado de cobertura sabor chocolate. É um pouco mais resistente ao calor, e não necessita de temperagem, é só derreter e utilizar. É muito usado pra banhar bombons, pão de mel, mas o sabor é bem inferior ao chocolate puro.


Chocolate Hidrogenado (cobertura)


É o pior dos 3 em termo de sabor e qualidade. Utiliza na composição um tipo de gordura hidrogenada que costuma fazer mal a saúde e tem um sabor muito ruim, o que dá o “gosto de sabão” no chocolate. É também o mais barato e não precisa de temperagem.


Todos os nossos ovos de páscoa, recheios e brigadeiros são feitos com chocolate nobre da marca Sicao, que é um chocolate nacional fabricado pela empresa belga Barry-Callebaut. Por serem feitos com chocolate nobre, é importante que eles sejam bem armazenados, sempre em local fresco, pra garantir que ele mantenha a textura e o sabor.


As casquinhas dos ovos estão disponíveis nos sabores ao leite, branco, meio amargo ou blend (mistura do ao leite com meio-amargo). Também trabalhamos com o chocolate belga Callebaut sob encomenda!


0 visualização

21-99601-4008 | contato@lahdoceria.com.br | Niterói

© 2017 por Lah Doceria - Doces e Bolos

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle