• Laís Barbalho

Rendimento do Bolo: Como calcular?

Nosso primeiro post vai ser sobre um assunto que sempre gera muitas dúvidas: como calcular a quantidade de bolo pra não faltar nem sobrar na sua festa?


O cálculo médio é de 100g de bolo por pessoa (1 fatia), mas essa quantidade pode variar de acordo com o tipo de festa e a quantidade de doces servidos. Muitas vezes não é necessário 1 fatia de bolo por pessoa, mas apesar disso o bolo que estará na mesa deverá ser compatível com o número de convidados, ainda que pra isso seja necessário utilizar alguns andares fake.


Uma boa maneira de saber o quanto de bolo você vai precisar, é usar esse cálculo feito pelo site Escola de Bolo:


1. Festa com jantar, mesa de sobremesa e mesa de doces – se o bolo for ficar na mesa e os convidados irão servir-se lá (uma copeira estará lá para cortar o bolo) – calcule que 1 em cada 4 convidados irá comer bolo – ou seja, para 400 convidados – 100 fatias de bolo.

2. Festa sem jantar, apenas um cocktail, doces e bolo – também o bolo na mesa e os convidados irão servir-se lá – 1 em cada 3 convidados irá comer bolo – 400 convidados – 140 fatias de bolo.

3. Casamento com apenas bolo e champagne – bolo para todos.

4. Almoço com sobremesas e bolo – 1 em cada 1.5 convidados irá comer bolo – 400 convidados – 260 fatias de bolo.

5. Qualquer destas situações aonde o bolo será cortado e servido já em fatias pelo salão – bolo para todos.


Aqui na Lah Doceria trabalhamos com os bolos por fatia, e utilizamos a tabela abaixo, considerando a forma redonda com 10cm de altura:


15 cm - 10 pessoas

20 cm - 20 pessoas

25 cm - 30 pessoas

30 cm - 50 pessoas

35 cm - 70 pessoas


A partir de 50 pessoas, recomendamos a utilização do bolo de andares, ou vários bolos menores, fica visualmente mais bonito na mesa =).

270 visualizações

21-99601-4008 | contato@lahdoceria.com.br | Niterói

© 2017 por Lah Doceria - Doces e Bolos

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle